Praticidade e inovação nos treinamentos

Para motivar o funcionário, cursos e capacitações devem se basear em experiências reais e necessidades do mercado

O desenvolvimento de uma empresa está diretamente ligado à capacitação do funcionário. Uma empresa que sempre realiza cursos, treinamentos e capacitações promove não só o aprendizado e reciclagem de conhecimento dos seus funcionários quanto ajuda na motivação. “O funcionário adquire melhor formação, trazendo motivação eficiente e eficaz para a empresa e para si próprio”, conta o professor e consultor empresarial, José Fantin, da Loja Escola Anamaco.

Os cursos devem ser práticos e inovadores, não pensando apenas na necessidade da empresa, e sim, no que o mercado necessita. Fantin dá como exemplo os cursos de MBA, procurados justamente por promoverem informações práticas e baseadas em experiências reais. “Esses cursos possuem uma base acadêmica que promove a inteligência de mercado ou invés do ‘achismo’ da instituição”, considera.

A periodicidade dos treinamentos deve acompanhar as necessidades da empresa. “Entretanto, é importante que, pelo menos, a cada 90 dias sejam realizadas alguma palestra motivacional, curso profissionalizante ou capacitação técnica”, ensina o consultor empresarial. Porém, ele lembra que melhor que a periodicidade é a qualidade dos cursos. “Existem muitas empresas especializadas em cursos e treinamentos. Busque profissionais com boa formação acadêmica, com ampla experiência profissional em obter resultados pessoas e na condução de resultados de suas equipes. Evite aqueles que promovem conhecimentos do tipo perguntas e respostas ou fórmulas prontas. Procure quem realiza aprendizado experimental, que estimula a forma própria de pensar, decidir e agir, dentro da política e foco da empresa”, ressalta.

Empresário também precisa se atualizar

Segundo Olívia Castro, gerente adjunta de capacitação empresarial do Sebrae Nacional, gerenciar uma empresa é uma atividade que requer habilidades e conhecimentos que devem ser constantemente atualizados. “A capacitação continuada garante que o empresário acompanhe as tendências de mercado, modernize sua gestão e agregue valor à empresa”, afirma.

Para a capacitação ter resultados que possam ser aplicados diretamente na empresa, é importante avaliar a necessidade específica de cada negócio. “No Sebrae fazemos um processo de escuta diagnóstica, que auxilia o empresário a decidir como e por onde começar. É necessário também um intervalo entre cada processo de capacitação para que não só o aprendizado se consolide, mas também os resultados possam ser percebidos”, avalia a gerente.

Um dos programas oferecidos pela instituição é o Sebrae Mais, constituído por um conjunto de soluções, específicas e integradas, que reúne diversas estratégias como consultoria individualizada por empresa, workshops, capacitação, palestras e encontros. “É voltado para empresas com mais de dois anos de vida, mais de nove funcionários, cujas questões básicas de gestão estejam superadas. O empresário pode implantar modelos avançados de gestão empresarial, ampliar sua rede de contatos, implantar estratégias de inovação e melhorar o processo de decisões gerenciais”, conta Olívia Castro.

Um comentário sobre “Praticidade e inovação nos treinamentos

  1. Parabenizo aos idealizadores do Conexão, pois esta ferramentas irá unir-nos ainda mais, no sentido de um crescimento profissional de cada colaborador e tambem do GRUPO PLASTILIT como um todo.
    Sinto-me honrado em fazer parte dos que colaboram para este crescimento.
    um forte abraço e todos e vamos em frente.
    ANTONIO ALCIDES!
    REPRESENTANTE PLASTILIT E POLIFORT EM SOROCABA E REGIÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.