Nova licitação para construção da segunda ponte ligando Brasil ao Paraguai é lançada

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) lançou no dia 04 de fevereiro um novo edital para licitação da segunda ponte que irá ligar o Brasil ao Paraguai.

O primeiro edital foi considerado “fracassado” por que não atingiu o valor estimado pelo Governo Federal, ficando acima do que estava previsto para ser gasto na obra. A nova licitação ocorrerá em Regime Diferenciado de Contratações Públicas, um aparato legislativo criado para agilizar os processos licitatórios envolvendo obras para a Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e obras e serviços de engenharia destinados ao SUS.

A nova ponte terá 760 metros de comprimento e ligará as cidades de Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia Puerto Franco, próxima à fronteira com a Argentina. Segundo o Dnit, a solução estrutural adotada deverá ser em ponte estaiada, ou seja, suspensa por cabos e constituída de mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.

Pelo edital, o prazo de execução da obra deverá ser de 960 dias e os envelopes com as propostas deverão ser abertos em 27 de março de 2014.

O novo empreendimento irá desafogar o fluxo de pessoas que vão ao país vizinho, principalmente para fazer compras, e com essa descentralização do trânsito também irá facilitar o trabalho de fiscalização da receita federal, garantindo menor contrabando e protegendo o comerciante brasileiro que paga impostos e se vê, muitas vezes, a mercê da ilegalidade.

O que você achou dessa nova obra? Compartilhe conosco a sua opinião.

Fonte:

http://www.dnit.gov.br/noticias/foz-do-iguacu-tera-2a-ponte-internacional/?searchterm=estaiada

Voltar ao topo