Mercado de PVC com expectativas otimistas para segundo semestre

Presidente da Abiplast afirma que é possível contornar efeitos da crise econômica e que setor terá crescimento neste ano

 

Em um cenário de incertezas, ainda não é possível saber todos os impactos e influências que as crises econômicas americana e europeia podem provocar no Brasil. Embora possa acontecer uma redução no consumo, as perspectivas de expansão e aquecimentos da Construção Civil demonstram que este será um dos setores menos afetados. “Os programas de construção de moradias populares, bem como eventos com a Copa do Mundo e Olimpíadas puxarão a demanda desse setor. Caso a crise impacte muito a demanda, o governo brasileiro poderá por em prática políticas contracíclicas de expansão de mercado, beneficiando a construção civil”, avalia José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico.

Os produtos de PVC são uma fatia importante no mercado da Construção Civil. Segundo a Abiplast, o setor consume cerca de 460 mil toneladas de peças plásticas de PVC transformadas, o que representa cerca de 60% do total da produção de PVC no Brasil. Em 2010, a produção cresceu 10% em relação a 2009. “Neste ano, o primeiro semestre foi bastante estável em relação ao período anterior e há expectativas positivas para o crescimento neste segundo semestre, encerrando um ano com crescimento de 6%, aproximadamente”, revela o presidente da Abiplast.

Para evitar possíveis perdas, José Roriz Coelho afirma que as empresas devem considerar todas as possibilidades da crise econômica e ter planos de ações preventivos. E não só as empresas de Construção Civil, mas todo o setor empresarial deve se preparar para enfrentar crises. Devem adotar um estilo de administração orientado à melhoria contínua de seus processos e produtos, contemplando estratégias de atuação que considerem cenários otimistas ou pessimistas. “Desta forma, as empresas estarão preparadas para enfrentar as possíveis situações de mercado, de forma a se manter competitivas tanto no mercado interno quanto em nível internacional”, ensina José Ricardo Roriz Coelho.

A versatilidade do PVC

Os produtos de PVC ocupam um lugar cada vez maior no mercado da Construção Civil. Além das tradicionais aplicações em tubos, perfis e instalações em gerais, o PVC está ganhando espaço em soluções arquitetônicas mais modernas e sofisticadas, em soluções para proteger, revestir e decorar, considerando a versatilidade oferecida.

O policloreto de vinila (PVC) é um plástico da família dos termoplásticos com vários benefícios como durabilidade, fácil reciclagem, resistência a luz, além de não ser inflamável, ser estável quimicamente e ter bom isolante térmico e acústico. Além disso, como explica o presidente da Abiplast, o crescimento desse mercado é um forte estímulo para o aumento do uso desse material tanto na Construção Civil quanto em outros setores como móveis, eletroeletrônicos, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.