Supere as dificuldades na venda de materiais de construção

Você sabe como vender mais materiais de construção? Ou todos os dias faz inúmeros orçamentos que não se concretizam?

Parece que você cansou de receber o cliente no balcão e de responder perguntas sobre os mais diversos itens, desde Tubos e Conexões até o uso dos mais variados tipos de revestimentos. O que será que falta para converter essas primeiras abordagens em vendas?

  • Oferecer descontos (quando possível);
  • Negociar a entrega;
  • Buscar alternativas para rupturas de estoque;
  • Usar o carisma a seu favor;
  • Ouvir o cliente e suas necessidades.
  • Apresentar aos clientes algumas dicas de reforma;

 

Tudo isso pode ajudar. Mas existem algumas estratégias específicas que gostaríamos de ressaltar aqui.

Quer conhecer as seis formas de conquistar o cliente de vez?

Então, continue a leitura!

Ofereça conhecimento sobre materiais de construção

O cliente que sabe tudo sobre material de construção pode gostar muito de perceber que você também entende do assunto. Inclusive, tende a confiar mais no serviço e voltar procurando por você e não por outro vendedor ou vendedora da loja.

Com esse perfil de consumidor, é preciso mais do que carisma e atenção. É necessário mostrar que você compreende os desafios de quem trabalha com construção civil.

Mas existem ainda aqueles clientes que precisam realmente de orientações. E se você não ajudá-los a decidir, oferecendo alternativas, eles vão embora. Na dúvida, não se arriscam a comprar um produto que será insuficiente ou que ficará encostado.

Mas só ofereça conhecimento quando sentir que o cliente está aberto a se comunicar. Caso contrário pode parecer que você quer mostrar que sabe demais. Ou, ainda, existe a possibilidade de sua atitudes ser compreendida como um tipo de invasão.

Portanto, é preciso sentir em que medida você tem a abertura para mostrar seu conhecimento.

Respire construção civil

Para vender materiais de construção é preciso ter alguma afinidade com essa área. Mesmo que não saiba tudo sobre o assunto, gostar das temáticas e consumir muitos materiais sobre o tema já é meio caminho andado para alavancar vendas.

Não precisa cursar uma graduação para conhecer o necessário para fazer uma boa venda e ter um bom relacionamento com o cliente. Saber quais são os tipos de tubos e conexões, as qualidades de revestimento, as funções das ferramentas é algo que você descobre facilmente na internet.

Este texto, mesmo, é um exemplo disso!

Alguns canais do Youtube trazem muita informação sobre a construção. Aliás, se você quiser alguma recomendação de bons conteúdos em vídeo, deixe um comentário. Podemos trazer para você alguns conteúdos de qualidade!

Afinal, são “as ideias que movem o mundo”. Por que não seriam elas as responsáveis por movimentar as compras na loja de materiais de construção?

Muitas vezes o cliente precisa ser instigado a pensar diferente. E você pode ficar responsável por isso, oferecendo dicas de reforma e mostrando prestatividade.

Seja excepcional no atendimento

Sua experiência em vendas garante a bagagem necessária para dominar os principais assuntos que envolvem construção e reforma. Mas como vender mais sem buscar fazer mais e melhor?

Não existe essa possibilidade!

Você precisa ser excepcional no atendimento. Para isso, amar o que faz é essencial. É assim que você se torna a “pessoa certa no lugar certo”. E o cliente sente quando o vendedor está interessado em ajudar e ser útil. O mesmo vale para a sensação contrária e negativa.

Quem nunca chegou a uma loja e percebeu claramente que o atendente não queria estar ali? Deseje fazer melhor o seu ofício e encontrará o caminho para o domínio de como vender mais.

Faça um bom cadastro e envie ofertas pelo Whats

Se você estabeleceu uma conexão com o cliente, fica mais fácil vender ou ser procurado por ele quando retornar à loja de materiais de construção a procura de cimento, argamassa, tijolos, tubos e conexões. Mas nem sempre ele vai retornar por livre e espontânea vontade.

Penando nisso, muitas lojas têm mantido um bom cadastro do cliente, incluindo número de Whatsapp, para que ele receba ofertas em primeira mão. Muitas vezes, não há tempo para pesquisar preços, e o consumidor vai adiando algumas compras. Mas quando recebe um boletim semanal de ofertas, fica muito mais fácil programar a ida ao material de construção.

Os encartes de ofertas não deixarão de existir, mas eles ficam presos a uma circulação limitada, de quem vai à loja. Para atrair mais fluxo e vender mais, tenha o cadastro e sugira ao dono da loja essa estratégia de divulgação. Pode mandar a mensagem de texto ou contratar um design para o prestar o serviço de desenvolvimento do cartaz digital.

Aliás, com o auxílio do smartphone e de aplicativos, você mesmo pode improvisar um banner de oferta para ser enviado via Whatsapp, além de postado nas redes sociais.

Cuidado para não se tornar invasivo demais

Os recursos oferecidos pela internet e pelos dispositivos móveis podem impulsionar as vendas, desde que sejam usados com bom senso. Disparar semanalmente informação para clientes que voluntariamente se cadastram no serviço de ofertas, é uma coisa. Insistir no envio aos consumidores que não buscaram por esse serviço significa uma invasão.

O cliente pode até se sentir perseguido, caso você seja muito insistente. Não forçar o contato é o ideal para estabelecer um relacionamento saudável com o consumidor.

Entendeu tudo o que você precisa fazer para saber como vender mais? Você pratica tudo isso no seu dia a dia? Que tal tentar seguir essas dicas e nos contar como foi sua experiência?

Não se esqueça de acessar periodicamente o blog da Plastilit! Temos sempre dicas e novidades para você que vende materiais de construção!

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